A precarização no MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) na cidade de São Paulo

Hélio Moura Prado, Luíz Otávio Santos, Diego Rosa, Daniel Soares

Resumo


Este artigo busca retratar a história do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos – Mova-SP, com o objetivo de evidenciar a atual situação de precariedade na qual se encontra esse movimento educacional, mantido pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo. O Mova-SP é uma ação alfabetizadora que tem como princípio norteador os valores educacionais, sociais e politicos forjados por Paulo Freire. Tais princípios coadunam com a premissa freiriana de como a educação deve proporcionar um processo pedagogic que construa com o sujeito envolvido uma formação conscientizadora e emancipadora, promovendo assim, junto aos educandos, tanto o exercício da cidadania quanto a melhoria na qualidade de vida, por meio das ações de intervenção social. Outro dado importante levantado pela nossa pesquisa, refere-se as articulações do Mova-SP junto a diferentes esferas políticas e sociais como: SME (secretaria municipal de educação), ONG´s (Organização não-Governamental) e aos movimentos sociais organizados. Tal articulação será evidenciada no corpo do trabalho como fundamental para que o MOVA/SP pudesse ser criado e chegasse à população da cidade de São Paulo.

Palavras-chave


Alfabetização de Jovens e Adultos. Gestão de Políticas Educacionais.Mova-SP. Precarização.

Referências


Referências

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Sites

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