A situação dos migrantes brasileiros em “Quarto de despejo” e seu papel na formação da população paulista na década de 1950

Alexandre Ioannis Gikas, Julia Cristina Gütschow Sampaio

Resumo


Este artigo analisa a caracterização do migrante brasileiro na obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, e os movimentos de migração interna no Brasil, principalmente da Região Nordeste para a cidade de São Paulo, no período de 1950-1960. É feito um paralelo entre a realidade do período e a obra de Carolina, na qual o cenário é a favela do Canindé durante a década de 50, época em que o Brasil passou por intenso processo de crescimento, industrialização e por mudanças político-econômicas que, junto a outros fatores, incitaram o processo migratório. Também é analisada a relação existente entre migrantes nordestinos e nortistas, tomando como exemplos trechos da obra de Carolina Maria de Jesus e utilizando dados estatísticos e históricos sobre o Brasil e o Estado de São Paulo durante o período retratado.

Palavras-chave


Brasil. Nordeste. Favela. Migrante. São Paulo.

Referências


CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo: editora 34/edusp, 2003.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2º ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fundação da Educação, 1995.

FONTES, Paulo. Um nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista, (1945-66). 1º ed. Rio de Janeiro: FGV, 2008.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10º edição. São Paulo: Ática, 2014.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom, LEVINE, Robert M. Cinderela negra: a saga de Carolina Maria de Jesus. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994, p. 20

SÃO PAULO (estado). Portal do Governo do Estado de São Paulo. Migrantes. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2016.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

____________________________________________

A Revista Alabastro agora está indexada no portal e-Revistas, uma "Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas, un proyecto impulsado por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), del Ministerio de Economia Y Competitividad, del Gobierno del España, con el fin de contribuir a la difusión y visibilidad de las revistas científicas publicadas en América Latina, Caribe, España y Portugal".

Confira em: http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista1251

____________________________________________

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO

Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque
São Paulo-SP - CEP: 01223-010
Próximo ao metrô República ou Santa Cecília

Fone: (11) 3123-7800