A indecisa Flora

Marco Aurélio Salera Castro, Gabriel Cardoso Gonzaga

Resumo


Este trabalho, busca mostrar, com apoio da obra de Machado de Assis “Esaú e Jacó” o significado da indecibilidade da personagem Flora, frente a escolha entre dois amores, que por sua vez, na obra, representam uma decisão também política. Entre um regime monárquico e um regime republicano. Relacionando esta dúvida da personagem com o descolamento da realidade que estas ideias têm no Brasil, a partir do ensaio As Ideias Fora do Lugar, de Roberto Schawrs, e das ideias do movimento modernista brasileiro.


Palavras-chave


Machado de Assis. Comportamento. Modernismo. Politica.

Referências


ASSIS, Machado de. Esaú e Jacó. 1 ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago. Revista de Antropofagia, Número 1, p 3 e 7, maio de 1928. Disponível em: < http://www.letras.ufmg.br/padrao_cms/documentos/profs/sergioalcides/manifestoantropofago.pdf>

HARDMAN, Joana do Prado Melo. Flora e a indecibilidade em Esaú e Jacó: Panorama da figura feminina na obra machadiana. 2012. 50 f. Monografia (Graduação em Letras) – Instituto de Letras Departamento de Teoria Literária e Literaturas Monografia em Literatura, Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em:

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

____________________________________________

A Revista Alabastro agora está indexada no portal e-Revistas, uma "Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas, un proyecto impulsado por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), del Ministerio de Economia Y Competitividad, del Gobierno del España, con el fin de contribuir a la difusión y visibilidad de las revistas científicas publicadas en América Latina, Caribe, España y Portugal".

Confira em: http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista1251

____________________________________________

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO

Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque
São Paulo-SP - CEP: 01223-010
Próximo ao metrô República ou Santa Cecília

Fone: (11) 3123-7800