A dualidade do brasileiro a partir da obra "Esaú e Jacó"

Bruna Milaré, Stephany Bevenuto

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar a dualidade do brasileiro sob a perspectiva conservadora e progressista que habita nas opiniões sobre política e a forma de enxergar a sociedade da qual vivemos atualmente. Para tal observação, a investigação será debruçada a partir das obras Esaú e Jacó de Machado de Assis (2012), considerado o maior escritor clássico literário brasileiro, Pequena História da República de Cruz Costa (1974), filósofo graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e A elite do atraso de Jessé Souza (2017), mestre e doutor em sociologia e pós-doutor em psicanálise e filosofia. A análise é elaborada a fim de desenvolver uma relação entre as ideias de cada autor e estruturar a hipótese de como nasceu a dualidade do brasileiro durante a transformação do regime imperialista para o republicano, cenário histórico apresentado tanto no romance de Machado de Assis, como nas obras de Jessé Souza e Cruz Costa.


Referências


ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Esaú e Jacó. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

Costa, João Cruz - Pequena história da República. 3ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1974.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Ática, 1978.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala, 50ª edição. Global Editora. 2005

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir comunicativo, 1: Racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

SANSEVERINO, Antônio Marcos. O princípio da corrosão em Esaú e Jacó. In: Realismo e Alegoria em Machado de Assis. Tese de doutorado. PUCRS, 1999.

SOUZA, Jessé - A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira. Belo Horizonte. UFMG: 2009

SOARES, Mariana B. A construção das personagens e do narrador em Esaú e Jacó (Machado de Assis) Disponível em . Acesso em 13 outubro 2017


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

____________________________________________

A Revista Alabastro agora está indexada no portal e-Revistas, uma "Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas, un proyecto impulsado por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), del Ministerio de Economia Y Competitividad, del Gobierno del España, con el fin de contribuir a la difusión y visibilidad de las revistas científicas publicadas en América Latina, Caribe, España y Portugal".

Confira em: http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista1251

____________________________________________

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO

Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque
São Paulo-SP - CEP: 01223-010
Próximo ao metrô República ou Santa Cecília

Fone: (11) 3123-7800