'Information literacy': princípios, filosofia e prática

Ágata Nelza Gomes de Souza

Resumo


Este trabalho objetiva a construção de uma resenha acerca da temática Information literacy, de autoria de Elizabeth Adriana Dudziak. Publicado em 2003, o artigo apresenta a significação e o contexto de surgimento do tema, sua evolução histórica, bem como seus princípios, impactos e nuances. Além disso, analisa as ações práticas no campo educacional brasileiro para a promoção da Information literacy. As discussões desenvolvidas por Dudziak sobre o papel do bibliotecário como agente educacional e o papel da biblioteca como organização, aguçam a reflexão do leitor acerca das ações práticas, políticas e educacionais que podem, de fato, desenvolver a Information literacy no Brasil.

Palavras-chave


Information literacy; Competência informacional; Profissional bibliotecário; Educação; Aprendizagem

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

____________________________________________

A Revista Alabastro agora está indexada no portal e-Revistas, uma "Plataforma Open Access de Revistas Científicas Electrónicas Españolas y Latinoamericanas, un proyecto impulsado por el Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), del Ministerio de Economia Y Competitividad, del Gobierno del España, con el fin de contribuir a la difusión y visibilidad de las revistas científicas publicadas en América Latina, Caribe, España y Portugal".

Confira em: http://www.erevistas.csic.es/ficha_revista.php?oai_iden=oai_revista1251

____________________________________________

FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO

Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque
São Paulo-SP - CEP: 01223-010
Próximo ao metrô República ou Santa Cecília

Fone: (11) 3123-7800